Termosfera

Depois da Mesosfera, a camada que se segue é a Termosfera. É a mais extensa das camadas, indo de 500k da mesopausa até 600k de altitude e termina no começo da termopausa. Essa camada se caracteriza principalmente pelo grande aumento de temperatura de acordo com a altitude, podendo chegar até a 1000ºC nas últimas camadas, esse aumento de temperatura devesse a radiação por causa do oxigênio atômico, um gás que absorve a energia solar em grande quantidade. É a camada onde os Ônibus espaciais transitam livremente.


Dentro da Termosfera, a uma subdivisão de camadas. O motivo é que a mesma camada se comporta de maneiras distintas, dependendo de sua altitude.


Quimiosfera: Começa a aproximadamente 80k de altitude do começo da camada, limite da onde começa a ionosfera. O seu cume máximo de concentração de ozônio é em torno de 340k, formando uma região de cinturão. É nessa camada que acontece a destruição dos meteoritos que caem atraídos pela gravidade da Terra, que volatizam devido a velocidade da queda e a temperatura da camada, um fenômeno que chamamos de “estrelas cadentes”.


Ionosfera: Nessa camada, à intensas radiações solares (UV), na qual à decomposição de moléculas de íons e átomos, por isso também carrega o título de ionosfera. Uma de suas utilidades – além de proteger a Terra das radiações – é a reflexão das ondas de rádio paras as regiões mais afastadas, com ampla distribuição.


AURORA BOREAL Pictures, Images and Photos


Curiosidades:


• A Aurora Boreal ocorre na termosfera, mas esse fenômeno acontece unicamente nas regiões polares, onde à maior magnetismo terrestre. Esse show de cores e luzes é na verdade resultado de tempestades solares, e essas tempestades atingem a Terra por meio de ventos solares e são “descompostas” na camada, formando um efeito luminoso espetacular. O único problema é que esses ventos solares interferem nos meios de comunicação (radio, satélites, televisões, etc.). O nome Aurora Boreal foi dado por Galileu Galilei em homenagem a Deusa romana Aurora (que significa amanhecer) e seu filho Boreas.
• As Auroras também são encontradas em outros planetas, como Júpiter, Saturno e Marte.



Post escrito por: Tainã Zuccolotto Vieira

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO