Troposfera

A Troposfera é a camada da atmosfera logo acima da crosta terrestre. Nela acontecem os principais fenômenos atmosféricos ligados ao clima. A movimentação desta camada de ar, como resultado do aquecimento do planeta somado à sua rotação, provoca desde correntes de ar até furacões. Na Troposfera as nuvens, que provocam chuvas e descarregam raios, se formam. Sua espessura é de 11 km de altura nas regiões próximas à linha do equador - onde o ar é mais quente - e cerca de 8 km nos pólos do planeta, lugares onde o ar muito frio ocupa menos espaço. Como a temperatura do ar é a agitação das suas moléculas, nas regiões quentes as moléculas estão mais agitadas e ocupam um espaço maior (um volume maior), enquanto que nas regiões frias elas estão mais calmas e próximas (é mais denso).

Na Troposfera a temperatura média é de 15 °C, mas diminui em média 6,5 °C para cada mil metros de altura, chegando a congelantes 57 °C negativos na tropopausa - região que separa a Troposfera da segunda camada atmosférica, a estratosfera -. É na Troposfera que estão 85% da massa de toda atmosfera e praticamente toda a água, que chamamos de umidade do ar. Toda essa massa de ar está em constante movimento, pois é aquecida próxima ao solo e resfriada na tropopausa. Este ciclo, chamado de convecção, é o principal responsável pela grande atividade desta camada de ar.

Ocorre na Troposfera a totalidade dos fenômenos meteorológicos, devido a:


  • Alta porcentagem de vapor de água.
  • Presença dos núcleos de condensação, também conhecidos como núcleos higroscópicos.
  • Aquecimento e resfriamento por radiação.

É mais alta no verão do que no inverno e também sobre centros de alta pressão do que sobre centros de baixa pressão. A sua característica principal é a variação vertical da temperatura, também chamado "gradiente térmico".

A temperatura na Troposfera decresce com a altitude, na vertical, cerca de: 0,65ºC/100m ou 2ºC/1.000ft ou 3.6F/1.000ft, chamado gradiente térmico normal ou positivo. Nos limites superiores da Troposfera está localizada a "corrente de jato” (Jet Stream) fluxo de ventos fortíssimos, às vezes superiores a 200 nós. Predominando de oeste para leste, nas latitudes temperadas.

As diferenças nos comportamentos da temperatura nas diferentes camadas têm origem basicamente na forma com que cada uma é aquecida. Assim, a Troposfera, que recebe calor principalmente do solo, através de radiação infravermelha refletida do Sol, é mais quente na sua base do que em maiores altitudes. Aquecido pelo solo, o ar sobe (as moléculas ficam mais agitadas, aumentam o espaço ocupado - volume - e o ar fica menos denso: sobe) e com isso faz o ar frio descer (raciocínio inverso: no alto, perdem calor, ficam menos agitadas, se aproximam e o ar fica mais denso: desce). Todo esse movimento de subida e descida de moléculas, chamado de convecção, distribui a energia térmica pela camada e faz com que a Troposfera seja muito agitada, o que se percebem pelos ventos e demais instabilidades da atmosfera. Como a Troposfera é a camada da atmosfera com a qual nós e demais organismos vivos estamos em contato, somos levados a acreditar que toda a atmosfera é assim. Mas existem camadas onde a calmaria é a regra e não existem fenômenos climáticos. A estratosfera é assim.

Acima da Troposfera está a estratosfera, uma camada de ar que se estende dos 11 km até os cerca de 50 km de altitude. Acima dos 11 km a influência do calor vindo da crosta perde importância para o calor que chega diretamente pela radiação solar - a irradiação. Com isso, a partir da tropopausa, quanto mais alto se vai, mais quente fica o ar. O perfil se inverte em relação ao da Troposfera: quanto mais alto, mais quente é, como se no topo do Everest fosse mais quente do que aqui, ao nível do mar. Naturalmente, se isso fosse verdade na Troposfera, a Terra seria um planeta completamente diferente - talvez não favorável à vida.
Nas camadas mais altas da atmosfera ocorre reflexão das ondas de rádio, o que já é utilizado pelas comunicações desde antes da invenção do satélite artificial. Assim, as camadas mesosfera e termosfera também são chamadas de ionosfera.

A partir do final da estratosfera, encontra-se a mesosfera que se estende até 80 K de altitude.

Nesta camada, a temperatura é muito baixa, atingindo -120ºC. São nesta camada que se realizam as pesquisas meteorológicas.

Post escrito por: Daphne Lima

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO